
Felizes os Perseguidos
Felizes os Perseguidos
Um homem sabia que o aniversário de sua esposa estava chegando, então perguntou a ela—sem parecer muito interessado na resposta—“Querida, se você pudesse fazer um pedido, o que seria?” Ela pensou por um momento, depois riu e disse: “Eu adoraria ter oito anos novamente.” Na manhã do aniversário, ele a acordou e os dois saíram para tomar café da manhã em uma lanchonete. Após um enorme waffle com morangos e chantilly, seguiram para um parque de diversões. Que dia incrível! O escorregador da morte, a montanha-russa do ciclone, o laço do grito, a parede do medo, a roda-gigante de dois anéis—ela foi em tudo! Cinco horas depois, ela saiu do parque de diversões cambaleando, com a cabeça girando e o estômago embrulhado. A caminho de casa, passaram pelo McDonald’s, onde ele pediu um Big Mac com batatas fritas e um milkshake espesso de chocolate. Depois, ele comprou ingressos para o mais recente filme da Disney, com direito a pipoca, refrigerante e um pacote de M&Ms de amendoim—encerrando um dia cheio de aventuras típicas de uma criança de oito anos. Exausta, ela tropeçou para dentro de casa tarde da noite e desabou na cama. Ele se inclinou suavemente e sussurrou: “Então, gostou de ser criança de novo?” Um olho dela se abriu em surpresa e ela gemeu: “Eu quis dizer meu tamanho de vestido!”
É uma coisa achar que ouvimos alguém, mas é outra coisa ter compreendido corretamente! Não é comum termos que dizer a alguém: “Ah, pensei que você tivesse dito isso.” Ou: “Achei que quando você disse isso, estava querendo dizer aquilo.” Ou ainda: “Não achei que ouvi direito quando você disse aquilo, então não pensei que tivesse dito.” Quantos maridos dizem: “Querida, eu não ouvi você dizer isso.” E quantas esposas respondem: “Não acredito que você está dizendo que não ouviu isso!” Nenhuma ofensa; não me entenda mal—esses exemplos são puramente hipotéticos!
O que Deus Realmente Disse
Sem dúvida, todos têm uma opinião sobre o que Deus diz sobre quase tudo… certamente sobre o que O agrada:
• Se você fizer isso, Deus ficará satisfeito e você será feliz.
• Se você não fizer isso, Deus ficará satisfeito e você será feliz.
• Se você fizer isso ou não fizer aquilo, Deus não ficará satisfeito e você não será feliz.
Deus realmente é tão confuso quando se trata de felicidade? É fascinante perceber que, quando Jesus Cristo começou Seu primeiro sermão, Ele poderia ter falado sobre muitas coisas, mas escolheu começar esclarecendo a verdade sobre a felicidade e a vida cristã. Com nove declarações, cada uma começando com a palavra makarios, que significa “felicidade verdadeira, genuína e sustentada”, Jesus Cristo redefine radicalmente o que significa ser realmente feliz. No estudo dessas declarações, descobrimos o princípio de que morrer para si mesmo é o primeiro e contínuo passo para a felicidade. Aprendemos que as Bem-aventuranças são o oposto das Atitudes do Eu.
Jesus definiu o caminho no capítulo 5 de Mateus ao desafiar a sabedoria convencional e religiosa. O que os líderes religiosos e o povo da época de Cristo pensavam que Deus tinha dito era totalmente diferente do que Ele realmente quis dizer. Por essa razão, não confunda o que Deus está dizendo sobre felicidade! Você acha que ouviu, mas vamos garantir que entendemos corretamente.
Bem-aventurados os Pacificadores
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:9)
Jesus Cristo não disse: “Felizes são os pacíficos” ou “Felizes são os que não são perturbados.” Em vez disso, Ele usa uma palavra composta:
• Paz: semelhante à palavra hebraica shalom, que significa “plenitude ou bem-estar”. Quando um judeu desejava shalom a alguém, não era apenas um “tenha um dia pacífico”, mas um desejo de vida plena.
• Fazedor: exige que entendamos que essa pessoa não é passiva, mas alguém que literalmente negocia a paz.
Por sinal, observe que os cristãos que são pacificadores são chamados de filhos de Deus. O Senhor usa a palavra huios(υιος) para “filhos”, em vez da palavra normal tekna (τεκνα) para “crianças”. Tekna é um termo terno e afetuoso para crianças pequenas. Huios é um termo que transmite dignidade e honra.
Nós literalmente carregamos a honra e dignidade de Deus ao levarmos a paz. Mas perceba também que os pacificadores não recebem a promessa de paz. Ser um pacificador pode bagunçar tudo ao nosso redor. Uma pessoa piedosa pode acabar causando problemas! Podemos ter uma guerra!
Onde quer que o apóstolo Paulo fosse, havia um avivamento ou um tumulto.
A cruz de Cristo é o maior exemplo de pacificação. E custou a vida do Pacificador. Os pacificadores não sacrificam a verdade nem encobrem o pecado. O Senhor expôs abertamente o pecado e sofreu por ele! Sua morte nos trouxe paz!
Paulo escreveu:
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1)
Não houve nada barato ou fácil sobre essa paz.
A Paz Tem um Preço
Toda vez que compartilhamos o evangelho de Jesus Cristo com alguém, estamos engajados na pacificação. O mundo está em grande perigo agora, quer perceba ou não; é inimigo do céu—e nós imploramos para que seja reconciliado com Deus.
Paulo declara aos Coríntios:
“De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Rogamo-vos, pois, em nome de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” (2 Coríntios 5:20)
Fui chamado de inimigo por causa do meu testemunho… e você?
Você já teve uma porta batida na sua cara? Já perdeu uma promoção porque não quis participar das piadas sujas no trabalho? Já foi ridicularizado por sua fé em Cristo?
A Paz Pode Ser Duramente Conquistada
Se você escolher ser um pacificador, pode perder noites de sono; pode desagradar pessoas; pode fazer inimigos. Pode sacrificar a paz aparente para alcançar a paz verdadeira.
Mas, se estiver disposto a compartilhar não apenas do poder da ressurreição de Cristo, mas também da comunhão dos Seus sofrimentos, então, como filhos de Deus, estaremos proclamando ao mundo que a paz com Deus agora está disponível através de Jesus Cristo.
E essa paz—esse tipo de felicidade—não é passageira. É uma felicidade eterna que nos espera no Reino de Deus!
Add a Comment