
Felizes são os prestativos e santos
Felizes são os prestativos e santos
Superando as Atitudes Egoístas – Parte 4
Mateus 5:7-8
Fiel, Frutífero, Perspicaz
Ele nasceu em 1897 em uma pequena comunidade agrícola no oeste da Pensilvânia. Uma noite, aos dezessete anos, enquanto voltava do trabalho em uma loja de pneus, ouviu um pregador de rua dizer: "Se você não sabe como ser salvo... apenas clame a Deus". Quando chegou em casa, subiu ao sótão e clamou a Deus por salvação.
Cinco anos após sua conversão, assumiu seu primeiro pastorado na Virgínia Ocidental. Sem qualquer formação teológica formal, embora tenha se tornado um incrível estudioso da Palavra e mestre dos princípios cristãos, entrou para o ministério.
Esse foi o início de quarenta anos de ministério fiel e frutífero, incluindo a autoria de vários livros, o pastoreio de diversas igrejas, a obtenção de dois doutorados honorários e a edição de uma revista nacional, escrevendo inúmeros artigos com uma pitada de sarcasmo, bom humor e uma profundidade espiritual impressionante.
Seu nome era Aiden Wilson Tozer, mais conhecido como A. W. Tozer. Seus livros, "O Conhecimento do Santo" e "A Busca de Deus", são considerados clássicos cristãos entre várias denominações.
Embora amado por muitos, Tozer defendia a verdade do evangelho. Em uma época em que o liberalismo se espalhava pela igreja no início do século XX, ele escreveu: "Não somos diplomatas, mas profetas, e nossa mensagem não é um compromisso – é um ultimato".
Tozer também desafiou a igreja americana, que havia se tornado estagnada, quando escreveu: "Uma característica que marca a igreja hoje é a falta de expectativa. Quando os cristãos se reúnem, não esperam que nada extraordinário aconteça; consequentemente, apenas o comum acontece, e esse comum é tão previsível quanto o pôr do sol... Precisamos hoje de um espírito renovado de expectativa que brote das promessas de Deus ao nos reunirmos com fé infantil".
Mais do que qualquer coisa, Tozer desafiava os crentes a se aprofundarem na Palavra de Deus. Ele escreveu: "Não devemos selecionar algumas passagens favoritas em detrimento de outras. Somente uma Bíblia completa pode fazer um cristão completo".
Ele comparou a Bíblia a um relógio de pulso e, com um toque de sarcasmo, escreveu: "Se Deus lhe dá um relógio, você o honra perguntando a Ele que horas são ou consultando o relógio?".
Se você já leu os livros de Tozer, sabe que, embora seus temas favoritos fossem teológicos, ele tinha uma habilidade incomum de desafiar os cristãos a entender que crer na verdade não basta – na verdade, é perigoso a menos que a vivamos e obedeçamos.
Ele certa vez lembrou uma plateia sobre o impacto completo dessa realidade ao dizer: "O diabo é um teólogo melhor do que qualquer um de nós, mas continua sendo o diabo".
No Sermão do Monte, Cristo ensinou que "Felizes são os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" e "Felizes são os puros de coração, porque verão a Deus". A verdadeira felicidade não está em buscar o que o mundo valoriza, mas em viver a misericórdia e a santidade de Cristo em nossa vida diária.
Add a Comment