Bem-aventurados os Mendigos

Bem-aventurados os Mendigos

Bem-aventurados os Mendigos

Mateus 5:1-3

A Felicidade É . . .

A revista Psychology Today enviou uma pesquisa para 52.000 de seus assinantes, pedindo-lhes que respondessem sobre como encontravam a felicidade ou como acreditavam que poderiam encontrá-la. Respostas chegaram de todo o país.

Aqueles que responderam da classe econômica mais baixa sonhavam em ganhar na loteria. Essa era, na verdade, a fantasia favorita. Muitos associavam a felicidade a um bilhete premiado da loteria.

Essas pessoas realmente precisam olhar mais de perto para as vidas dos ganhadores da loteria. Li sobre um indivíduo que ganhou quase oito milhões de dólares na loteria da Pensilvânia. Em um ano, sua esposa o deixou, conseguindo uma pensão alimentícia e pensão infantil que eventualmente lhe custaram cerca de um milhão de dólares; sua senhoria o processou por 30% dos ganhos e venceu na justiça; seu próprio irmão e cunhada foram indiciados e presos por tentar contratar alguém para matá-lo em uma tentativa de ficar com seu dinheiro.

Agora temos um homem realmente feliz!

Os respondentes da categoria mais rica reclamaram que não tinham dinheiro suficiente para serem verdadeiramente felizes. Na verdade, a maioria deles se queixava de tédio.

Respostas chegaram de diferentes regiões geográficas do país também. Poder-se-ia esperar que aqueles que vivem na Flórida fossem mais felizes do que os que vivem na Dakota do Norte, mas isso não aconteceu.

No resumo final, as pessoas em toda parte estavam confusas, cansadas, entediadas, irritadas, desiludidas. Na verdade, um homem escreveu: "Listei abaixo as razões pelas quais acho que encontrei a felicidade . . . por favor, confirmem se estou certo".

Francamente, não importava quem fossem, quanto dinheiro ganhassem ou onde morassem—todos queriam algo mais ou algo menos, algo diferente ou algo novo!

Isso é o que chamamos de "mito da grama mais verde", que leva toda pessoa honesta a se perguntar se há algo na vida que traga satisfação duradoura.

William Barclay escreveu: "... isso é a felicidade humana; é algo dependente das mudanças e reviravoltas da vida—algo que a vida pode dar, mas também pode tirar".

Tão verdadeiro! Na realidade, a palavra felicidade trai essa mesma verdade. Felicidade tem a raiz no inglês médio hap, que também se encontra na palavra happening (acontecimento).

Em outras palavras, a felicidade depende do que acontece! Ficamos felizes se certas coisas acontecem conosco; se não acontecem, nossa felicidade desaparece como uma neblina.

Acho irônico que a letra do meio da palavra happiness (felicidade) seja a letra "i" (eu) - e com razão.

Para a maioria das pessoas, o estado de ser feliz gira em torno do "eu", "mim" e "meu":

  • O que vai acontecer comigo?

  • O que vai acontecer com minha família - minha saúde?

  • O que estou ganhando com meu trabalho?

  • O que vai acontecer com minhas economias?

  • O que vai acontecer com meus planos - meus sonhos?

A felicidade, para o coração humano, trata-se de mim e do que é meu.

Isso significa, então, que somos o maior obstáculo no caminho para uma vida verdadeiramente abençoada.

Acho fascinante que o primeiro sermão registrado de Jesus Cristo nas Escrituras, O Sermão do Monte, identifique a verdadeira felicidade duradoura e como descobri-la.

Add a Comment


Our financial partners make it possible for us to produce these lessons. Your support makes a difference.
CLICK HERE to give today.

Never miss a lesson. You can receive this broadcast in your email inbox each weekday.
SIGN UP and select your options.