Você Já Transtornou Seu Mundo Hoje?

Você Já Transtornou Seu Mundo Hoje?

by Stephen Davey

Você Já Transtornou Seu Mundo Hoje?

Atos 17.1–9

 

Introdução

Em 1894, um professor de retórica de uma escola da Inglaterra escreveu no relatório sobre seu aluno de dezesseis anos: “Um evidente fracasso.”

Aquele adolescente de dezesseis anos era Winston Churchill, o qual se tornou um dos grandes oradores do século.

Em 1905, a Universidade de Berna, Suíça, rejeitou a dissertação de Ph.D. de um estudante e a chamou de “extravagante.”

O aluno de Ph.D. era Albert Einstein.

Às vezes, o valor do mundo está errado. Na verdade, na maioria das vezes.

Se fôssemos dar uma nota à eficácia do apóstolo Paulo até a ocasião de sua viagem missionária em Atos 17, daríamos uma nota alta. Ele já foi preso; apedrejado; foi deixado como morto; pessoas abandonaram o seu ministério; e está sozinho. E os resultados que ele conseguiu produzir estavam espalhados e eram um tanto quanto estranhos. Pelo menos é o que parece na superfície.

Contudo, o extremo oposto é a verdade. Veja isso como uma onda que acabou de quebrar na Europa e a sua água está começando a se espalhar na terra – e, finalmente, irá escoar por toda a Europa.

Deus está começando uma revolução por meio do apóstolo Paulo. continuaremos nossa história hoje e iremos descobrir não somente uma passagem interessante das Escrituras que revela um pouco mais o que esse indivíduo estava fazendo, mas uma das descrições mais interessante do Cristianismo.

Como Incomodar Seu Mundo para Cristo

Então, vamos olhar o texto de Atos 17, verso 1.

Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.

A última cidade que Paulo foi não tinha uma sinagoga, então ele foi para a beira do rio. Bom, em Tessalônica eles tinham uma sinagoga.

Continue nos versos 2 a 7.

Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres. Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo. Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes...

(e aqui está!)

...que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei.

Meus amigos, existe um relacionamento direto em transtornar o mundo e entender a Palavra de Deus. A estratégia de Paul era simples e iremos dissecá-la hoje.

Paulo deu ao povo a Palavra de Deus. E a frase categórica que descreve Paulo e seu ministério era: “Ele está transtornando o mundo!” – apesar de não parecer dessa forma.

Veja nos versos 2 e 3 que ele raciocinou, explicou e abriu a palavra. Se você deseja transtornar o seu mundo, a alavanca é a Palavra de Deus.

Então, a pergunta é: “Você já transtornou o seu mundo? Você possui o tipo de relacionamento com a Palavra que cria uma revolução em seu mundo?

Seis coisas necessárias para transtornar o seu mundo para Cristo

Deixe-me sugerir cinco coisas necessárias para você transtornar o seu mundo para Cristo.

  • Primeiro, comece com um relacionamento que é espiritual. Ou seja, você não conseguirá aprender a Palavra de Deus se não aprender primeiro quem Deus é.

A Bíblia revela e expressa o caráter e atributos de Deus. À medida que você estuda a Sua Palavra, você O conhece melhor.

A igreja da qual eu fazia parte quando era criança e adolescente tinha uma frase na parede dizendo o seguinte: “Conhecê-lo e fazê-lo conhecido.” E eles acertaram, porque a primeira frase era: “Conhecê-lo,” e, depois, “fazê-lo conhecido.”

Conhecemos a Deus quando conhecemos Sua Palavra. Vamos à Palavra para descobrir o que ela revela acerca do Autor da Palavra.

Na verdade, Paulo escreveu em 1 Coríntios 2, verso 14, que:

Ora, o homem natural (o descrente) não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Então, até que você tenha um relacionamento com Jesus Cristo, esse é um livro fechado. Você pode até ficar meio animado lendo os Salmos ou Provérbios e dizer: “Hum, faz sentido.”

Entretanto, grande parte das Escrituras é um livro fechado. A Bíblia não revolucionará a sua vida e, através de sua vida, revolucionar o seu mundo. Você precisa começar primeiro um relacionamento que é espiritual.

  • Segundo, você precisa cultivar uma consciência limpa.

Pedro escreveu em 1 Pedro 2, versos 1 e 2:

Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,

Em outras palavras, ele diz que, antes de você estudar e aprender o leite da palavra, você precisa se despojar – e ele dá uma lista longa. Certifique-se de que seu relacionamento com Cristo está limpo quando você for ler a Palavra; dessa forma, você poderá crescer nela. Ou seja, guardar pecado dificulta o crescimento.

  • Terceiro, você precisa substituir um desejo por uma disciplina.

Eventualmente, o desejo precisa colocar você na Palavra, o que desenvolverá uma disciplina de estudo da Palavra de Deus. Desejo precisa se transformar em disciplina.

Quantos pessoas você conhece têm o desejo de perder peso? Contudo, muitos não perdem o peso desejado simplesmente por falta de disciplina.

Quem não gostaria de aprender a tocar piano ou violão ou outro instrumento? Todos nós temos desejo de aprender alguma coisa. Contudo, não temos a disciplina. Portanto, não colocamos o desejo em prática.

Você quer ter o desejo de conhecer a Palavra para que você possa conhecer o Autor da Palavra para que você possa revolucionar o seu mundo? Esse é um desejo maravilhoso, mas nunca levará você a lugar algum. Em algum momento, esse desejo precisa virar disciplina.

Por isso o apóstolo Paulo disse em 2 Timóteo 2, verso 15: Procura apresentar-te a Deus aprovado.

Isso não é para a salvação. A palavra “aprovado,” ou “dokimos” no grego, significa, “para que você passe nos testes da vida.” Portanto, estude de forma que você consiga passar nos testes da vida.

Você sabe o que acontece quando você passa nos testes da vida? Todos aqueles que observam você no mundo vêem você passando nos testes e dizem: “Não sei o que você tem, mas eu não tenho e eu quero.”

Você revoluciona o mundo deles.

Portanto, desejo precisa se tornar uma disciplina. É necessário mais do que desejo.

  • Em seguida, você precisa desenvolver uma disciplina que se aplica.

Estudamos a Palavra não para podermos ficar mais inteligente nos assuntos espirituais, mas para que nos tornemos mais parecidos com Jesus Cristo.

Tiago 1 é uma ótima passagem para se olhar. O verso 22 fala sobre a pessoa que é um ouvinte da Palavra, mas não um praticante. Então, nos versos 23 e 24, Tiago dá a ilustração do homem que vai ao espelho. Ele diz no verso 25:

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

Em outras palavras, com efeito, feliz é o homem que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e, ao invés de se esquecer, ele age de acordo com o que a Palavra diz.

A palavra “atentamente” é uma palavra muito interessante. Ela se refere a um homem que se debruça em direção ao espelho para se ver mais claramente. Todos os homens fazem isso quando vão se barbear, por exemplo. Você se inclina para frente. Esse tipo de homem, que reage de acordo com o seu reflexo, é um homem abençoado.

A Palavra é um espelho. Quando olhamos a Palavra, vemos o nosso reflexo.

Reações incluem: “Não gosto do que vejo. Vou virar esse espelho para baixo. Isso vai resolver.” Ou então, “Não gosto do que vejo, mas irei mudar.”

A pessoa que irá revolucionar o seu mundo é aquela que vai até a Palavra e permite que seu reflexo da Palavra revele seu verdadeiro caráter e natureza e pede que Deus mude sua vida.

Dessa maneira, você possui a atitude de aplicar.

  • Próximo, você deve procurar apresentações intencionadas. Ou seja, apresentações de Jesus Cristo com intenções específicas.

Veja Atos 17, versos 2 e 3 novamente.

Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.

Agora, Paulo faz tendas como meio de vida. Mas, era seu costume, sua paixão e sua vida poder raciocinar.

Três palavras de apresentação de Jesus Cristo

Na verdade, existem três palavras na apresentação que Paulo faz de Jesus Cristo.

  • Primeiro, no verso 2, Paulo “arrazoou” com eles.

Você pode escrever na margem de sua Bíblia a palavra “dialogou”. Essa é a palavra grega “dialegomai,” da qual derivamos nossa palavra “diálogo.” Em outras palavras, ele não está de pé apenas pregando, mas existe um diálogo. Ele dá espaço para perguntas e ele as responde de acordo com as Escrituras.

Você pode dizer: “Não é maravilhoso que alguém pode fazer isso? não é maravilhoso que alguém pode ouvir uma pergunta e ir direto para a Palavra e dizer: ‘Aqui está a resposta’?”

Você já parou para pensar que isso é o que todos nós deveríamos ser capazes de fazer? Como Pedro disse em 1 Pedro 3, verso 15:

...estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,

Não é somente para o profissional, que na verdade não existe, dar respostas; é responsabilidade de todos nós.

Paulo arrazoou com eles.

  • A segunda palavra está na primeira parte do verso 3, é “expondo.”

Paulo expôs as Escrituras. Poderíamos entender isso simplesmente como, “ele abriu as Escrituras.”

Lucas utiliza a mesma palavra no capítulo 24 de seu evangelho. Dois discípulos estão conversando enquanto caminham na estrada de Emaús que tanto ouvimos falar e Jesus Cristo, o Senhor ressurreto, chega ao lado deles e começa a caminhar junto com eles. Mais tarde, Ele desaparece e eles percebem o que tinha acontecido e eles dizem a si mesmos no verso 32:

...Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha...

(a mesma palavra)

...as Escrituras?

O que essa comunidade precisava, e o que o nosso mundo precisa, são pessoas que refletem a vida de Jesus Cristo; que se colocam ao lado das pessoas e lhes abrem as Escrituras; que intencionalmente apresentam Cristo a elas, o Cristo da Bíblia.

Eu estava na igreja outro dia para buscar meus filhos. O auditório havia sido transformado num labirinto feito de papelão. A ideia era fazer com que as crianças se perdessem e ajudá-las a sair dali. No final, os líderes compartilharam o evangelho e o que significa estar perdido na vida e não saber qual caminho seguir. Vários adolescentes receberam a Cristo como seu Salvador.

Eu estava na recepção enquanto meus filhos tentavam sair do labirinto e conversava com um jovem de nossa igreja que há pouco tempo havia decidido se entregar tudo a Cristo.

Sabe o que eu quero dizer com isso? ele aceitou a Cristo como seu Salvador, mas ele agora enxerga a vida de forma diferente. Ele dizia: “Eu preciso fazer tudo o que for possível para ganhar o meu mundo para Cristo.”

Eu tinha falado com ele um tempo atrás sobre essa decisão e ele tomou a decisão. Agora, mais tarde, ele veio até mim na recepção e disse: “Nossa, Deus está fazendo algumas coisas em minha vida.”

Ele está envolvido no ministério. Ele disse que as pessoas no trabalho estão notando que existe uma diferença. Ele trabalha com computadores e estava trabalhando no horário da noite e depois voltou para o horário da manhã. Ele disse que as pessoas imediatamente perceberam que havia algo diferente nele. Elas ficam fazendo perguntas. Ele disse: “tenho orado para que Deus me dê oportunidades de compartilhar Cristo. Alguns dias atrás, uma das pessoas do setor de vendas estava trabalhando perto de mim enquanto eu estava no computador. Ela estava com um cliente tentando dar ao cliente um “brinde” junto com o pacote, caso ele comprasse.”

Daí, o cliente não fez a compra e foi embora. O rapaz da venda ficou meio irritado, virou-se para ele e disse: “Você consegue imaginar alguém rejeitando um presente?”

É como o Senhor dissesse: “Está certo, aqui vai uma resposta de oração.”

Ele pensou: “Uau! Deus está dando uma oportunidade!”

Ele disse ao jovem das vendas: “Bom, é interessante, as pessoas fazem isso o tempo todo.”

“É mesmo? Como assim?”

E ele explicou para ele sobre o presente da vida eterna.

Uma senhora ligou para ele uma noite dessas perguntando: “Como você se tornou um crente? Você tem algo que eu não tenho. Tem que ser Cristo.”

William Carey, o pai das missões modernas, viveu há mais de cem anos na Inglaterra. Ele fazia sapatos. Ele começou a ver a vida dessa forma e pensou: “Eu irei intencionalmente apresentar Cristo às pessoas.”

Você já começou a viver dessa maneira? Você irá revolucionar o seu mundo se começar a viver assim.

Toda vez que alguém vinha para a loja de sapatos de William Carey, ele encontrava uma forma de mudar a conversa e apresentar Cristo. Ele não apertava a pessoa contra a parede ou ameaçava com um sapato ou algo do tipo; ele apenas aproveitava cada oportunidade que tinha para apresentar Jesus Cristo.

Um dia, um amigo seu disse: “William, você vai acabar com o seu negócio.”

Ele respondeu: “Meu negócio está avançando o reino de Deus. Eu vendo sapatos para pagar despesas.”

Uau! E ele revolucionou seu mundo.

Precisamos de crentes que não consideram ter cumprido sua missão simplesmente por vir à igreja. Eu converso com crentes e pergunto a eles: “Você está vivendo para o Senhor?”

“Sim, eu vou para a igreja.”

Quero dizer para você, como você provavelmente já sabe, isso não é viver para o Senhor. A igreja é onde nós, que vivemos para Cristo, vamos para encontrar encorajamento e edificação. Vamos à igreja para sermos desafiados e transformados. Provocamos uns aos outros ao amor e às boas obras, mas não alcançamos o mundo de dentro da igreja. Não existe nenhum verso da Bíblia que diz que o mundo deve vir à igreja. Há muitos versos que nos dizem que devemos sair e alcançar o mundo e não começamos na igreja. Na igreja, recebemos as ferramentas e encorajamento para ir ao mundo.

Gosto da maneira como um homem disse: “Isso é como um aglomerado santo, mas, eventualmente, precisamos sair do aglomerado e entrar no jogo.”

  • A terceira palavra também se encontra no verso 3 e é interessante. Paulo começa a “demonstrar” a ressurreição de Cristo.

A palavra “demonstrar” significa, “colocar ao lado ou colocar diante de.” Quando demonstramos algo colocamos as evidências diante das pessoas.

O verso 3 nos diz que ele fez isso de acordo com as Escrituras. Nós sabemos que ele usou o Antigo Testamento. Não sabemos o que ele usou no Antigo Testamento, mas isso me impulsionou. Passei muito tempo estudando e vou mostrar para vocês várias referências que vocês podem olhar e, talvez, dar para um amigo, especialmente alguém que seja Judeu.

  • Talvez Paulo foi para Isaías, capítulo 11, verso 1, que nos fala que o Messias seria um descendente de Davi.
  • Talvez foi para Miquéias, capítulo 5, verso 2, que diz que o Messias nasceria em Belém.
  • Possivelmente ele lembrou de Isaías, capítulo 7, verso 14, e pediu que eles abrissem o rolo do tão amado profeta Isaías, que nos fala que o Messias nasceria de uma virgem.
  • Isaías, capítulo 9, verso 2, enquanto estavam nesse livro, fala que o Messias traria a Israel uma grande luz. Veja, quando Jesus Cristo se levantou e disse ao povo, como vemos em João, “...Eu sou a luz do mundo...”, Ele estava dizendo, “ Eu sou o cumprimento dessa promessa messiânica proferida pelo profeta Isaías. Eu sou a grande luz.”
  • Talvez Paulo os mostrou Zacarias, capítulo 9, verso 9, que diz que o Messias entraria em Jerusalém sentado em um jumento.
  • É possível que foram para os Salmos, capítulo 22, que descreve a crucificação. Fala sobre os ossos de Jesus saindo das juntas. Fala sobre a agonia e os que zombavam dEle. E até relata, no verso 1a, as palavras, “Deus meu, Deus  meu, porque me desamparaste?”
  • Talvez, é claro, Salmo, capítulo 16, verso 10, que se refere à ressurreição de Cristo, que fala que o filho de Davi não verá corrupção.

Recentemente, meu pai voltou da Rússia. O ministério com o qual ele tem estado envolvido por quarenta anos, Missões com Militares, está expandindo. Eles irão abrir um centro na costa do Mar Negro.

Que lugar fascinante, especialmente quando pensamos nas escrituras proféticas dizendo que o urso marchará do norte. Sabemos apenas que aquela será uam das áreas estratégicas na qual os exércitos montarão marcha contra Israel um dia.

No tempo presente, aquela região é um local onde não existe nenhum tipo de ministério como esse. Existe uma base naval grande lá e eles convidam os militares a participarem.

No seu vôo de volta, meu pai passou por Odessa, Ucrânia. Ele esperou seu vôo de conexão um tempo e e disse que o aeroporto de homens judeus ortodoxos. Ele descobriu que eles estavam viajando para Israel para celebrar o Yom Kipper. Se você já viu judeus ortodoxos antes, eles estavam vestidos com chapéus pretos, longas tranças no cabelo e caixinhas em suas testas para destacar os Dez Mandamentos. Eles levam literalmente o fato de colocar a lei entre seus olhos.

Meu pai estava lá sentado lendo sua Bíblia no aeroporto. Jovem judeu ortodoxo de uns vinte e cinco anos de idade sentou ao seu lado. Foi uma daquelas situações. Meu pai começou a conversar com ele e conseguiu fazer uma pergunta. Ele fez uma grande pergunta, eu penso. Ele perguntou: “Filho, como você vai reconhecer o Messias quando ele vier?”

O jovem respondeu: “Ah, nós iremos reconhecê-lo. Ele realizará milagres. Sua personalidade será dinâmica. Nós saberemos.”

Meu pai disse: “Mas tem havido muitos messias dizendo ser o messias de Israel e eles foram falsos messias. Como você vai saber com certeza que esse será o verdadeiro Messias?”

“Ah, nós saberemos.”

Meu pai disse: “Eu sei como você vai saber. Nas suas Escrituras Hebraicas...” e ele abriu para Zacarias 12, verso 10, onde diz que a nação de Israel olhará seu Rei voltando, o Messias, e olharão para Ele, a quem o que? Traspassaram.

“Essa não é a minha Bíblia.”

“Ah, é sim.”

“Deixe-me anotar essa referência.”

E ele anotou a referência.

Daí meu pai abriu para Isaías e disse: “Quero abrir num capítulo que você provavelmente nunca ouviu ser lido na sinagoga.”

E ele abriu em Isaías 53.

“Eu tenho que anotar essa referência.”

E anotou a referência.

Meu pai foi para Gênesis 49, versos 10 e 11, onde lemos uma das primeiras promessas messiânica de que o cetro do rei não se apartará de Judá e, quando Ele vier, amarrará Seu jumento numa videira.

“Tenho que anotar essa outra referência. Nunca tinha visto isso antes.”

E foi tudo tirado direto da Torah!

Ele disse: “Mas eu creio na tradição oral da Torah. Nós traçamos nossas crenças de acordo com as gerações de nossos pais... voltamos até Abraão e Moisés.”

Meu pai disse: “Essa é a diferença. Você crê na tradição oral da Torah mais do que na Torah escrita, que é o que eu creio.”

Daí, meu pai mostrou um veros para ele que ainda me cativa o pensamento. Ele abriu em Zacarias 13, verso 6, onde a nação de Israel pergunta ao seu rei:

Que feridas são essas nas tuas mãos?

E Ele responderá: São as feridas com que fui ferido na casa dos meus amigos.

Quem sabe se aquele homem não foi às Escrituras Hebraicas para estudar a apresentação intencional de Jesus Cristo que pode, de fato, revolucionar a vida dele.

  • Finalmente, se você deseja transtornar o seu mundo, você precisa receber a oposição como oportunidade.

Veja o verso 5 de Atos 17.

Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade...

Vamos parar aqui. Não é incrível a facilidade de se incitar oposição a Cristo? Não é necessário muito e lá estão eles, prontos para formar uma quadrilha. Eles dizem simplesmente: “Estamos prontos para marchar.”

Lucas não os ofende ao narrar isso. Ele os chama de: “Homens maus dentre a malandragem.” Eles estavam apenas prontos, disponíveis.

Temos homens desse tipo em nossa sociedade também. Eles estão sempre prontos para, a qualquer momento, atacarem a verdade.

Uma tradução diz: “homens perversos do populacho.” Outra tradução diz: “homens da rua sem valor.” O estudioso de grego A. T. Robertson simplesmente traduz: “vagabundos”!

Um comentarista chamado Adam Clark, que viveu um século atrás, estava convencido de que esses homens eram advogados! Obviamente, para chegar a essa conclusão, ele não era um advogado.

Eu acredito que esses homens sobreviviam dos negócios no agora, isto é, na área aberta onde ficava a plataforma. Quando políticos davam discursos, esses homens era contratados para ou aplaudir ou vaiar. Eles estavam disponíveis para fazer qualquer coisa que as pessoas queriam, era só pagar a quantia certa. Então, aqui estão eles, evidentemente contratados pelos judeus.

Na verdade, o político do primeiro século Cícero chamou os homens que viviam dessa prática de “subrostronia,” literalmente, “aqueles sob a plataforma.” Eles estavam lá para serem contratados e, então, eram contratados.

Continue nos versos 6 e 7.

Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom...

(não sabemos nada, a propósito, a seu respeito)

...e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, os quais Jasom hospedou...

(gosto muito dessa próxima frase)

...Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei.

Em outras palavras, esses homens não estão politicamente corretos. Eles vão contra a correnteza da opinião popular. E ainda: “Não gostamos do fato de eles perturbarem o mundo e eles nos fazem sentir errados. Quem eles pensam que são?”

Estava havendo todo esse tipo de conversa que você conhece muito bem.

Eles não estão seguindo os ditames do povo. 1 Tessalonicenses é a sequência desses eventos. E Paulo encoraja os crentes e os louva, como diz no verso 9: deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro

Agora, existe um grande significa nessas palavras porque os tessalonicenses eram gregos e a adoração ao ídolo grego era o seu negócio e sua herança. Você não dá as costas para a sua herança; você não dá as costas para a sua família. Você é um grego e você mora na cidade que recebeu seu nome em honra à irmã de Alexandre, o Grande, Tessalônica. Essa é a sua identidade. Mas eles abandonaram isso e seguiram o Deus vivo.

Agora, volte para Atos 17 e continue no verso 8: Tanto a multidão como as autoridades ficaram agitadas ao ouvirem estas palavras.

A palavra “autoridade” é o termo grego “politarches,” da qual derivamos nossa palavra “político.” Agora as autoridades estão envolvidas. Isso está se tornando uma comoção importante.

Foi como um motim que aconteceu no estado americano do Kansas. E foi durante uma reunião dos políticos. Eles começaram sua sessão orando, mas ninguém sabe para quem. Bom, o homem orando sabia para quem ele estava orando, pois era um pastor. Deixe-me ler para você o conteúdo de sua oração com a qual ele deu início à assembleia daquele dia.

Pai celestial, chegamos diante de Ti hoje pedindo perdão e buscando Tua direção. Sabemos que Tua Palavra diz: “Ai daqueles que pedem o mal”, mas é exatamente isso que temos feito.

Perdemos nosso equilíbrio espiritual e invertemos nossos valores. Confessamos que temos ridicularizado a absoluta verdade da Tua Palavra e a chamamos de “pluralismo moral.” Temos adorado outros deuses e os chamamos de “multi-culturalismo.” Temos apoiado a perversão e a chamamos de “estilo de vida alternativo.” Temos extorquido os pobres e chamado de “loteria.” Temos negligenciado o necessitado e chamamos isso de “autopreservação.” Temos matados os ainda não nascidos e chamamos isso de “escolha.” Temos atirado nos defensores de aborto e chamamos isso de “justificável.” Temos negligenciado a disciplina de nossos filhos e chamamos isso de “estímulo à autoestima.” Temos abusado do poder e chamamos isso de “inteligência política.” Temos cobiçado as posses de nossos vizinhos e chamamos isso de “ambição.” Temos poluído o ar com coisas profanas e pornografia e chamamos isso de “liberdade de expressão.” Temos ridicularizado os valores de nosso antepassados honrados pelo tempo e chamamos isso de “iluminismo.”

Sonda-nos, ó Deus, e conhece nossos corações hoje; prova-nos e veja se existe alguma caminho perverso em nós. Purifique-nos de todo o pecado e nos liberte. Guie-nos e abençoe estes homens e mulheres enviados aqui pelo povo do Kansas e ordenados por Ti para governar este grande estado. Conceda-lhes a Tua sabedoria e que ela governe e que suas decisões nos dirijam para o centro da Tua vontade. Peço essas coisas no nome do Teu Filho, o Salvador vivo, Jesus Cristo. Amém.

Não é maravilhoso isso?! alguém na arena finalmente se levantou e disse: “O imperador está nu.”

É interessante que, de acordo com o artigo que eu li, o pastor não tinha nem terminado sua oração e representantes do governo já estavam se apressando para os microfones para começarem seus discursos enraivecidos contra esse homem e sua oração que saíram no jornal do país inteiro.

“Você transtornou o mundo.”

Você já parou para pensar que o mundo já está de cabeça para baixo? E nós, como crentes, estamos tentando ajeitá-lo? Quando impactamos vidas para Jesus Cristo não estamos virando as pessoas de cabeça para baixo, mas colocando-as de pé.

Salomão disse em Eclesiastes 7, verso 29:

Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.

Davi disse no Salmo 40, verso 2:

Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.

Ainda há muita coisa que poderia dizer, mas vamos parar por aqui.

Conclusão

A igreja de Jesus Cristo hoje precisa de homens e mulheres dispostos a:

  • Começar com um relacionamento que é espiritual;
  • Cultivar uma consciência que é limpa;
  • Substituir o desejo pela disciplina;
  • Desenvolver uma atitude que aplica;
  • Apresentar intencionalmente Jesus Cristo;
  • Receber a oposição como oportunidade.

Deixe-me rapidamente dizer o que isso significa. Paulo deixou Tessalônica e nunca voltou. Ele começou algo completamente novo. Se você debater a cronologia das epístolas, muitos acreditam que Paulo fez algo que nunca tinha feito antes. Ele não pôde voltar lá para honrar o compromisso de Jasom, no capítulo 17, verso 9. Certo ou errado, ele não voltou, mas se sentou e escreveu duas cartas para eles. E você possui essas cartas na sua Bíblia. Um método totalmente  novo de discipulado e encorajamento e treinamento foi criado.

Que sejamos pessoas cujo serviço é avançar o reino de Deus, à medida que tudo o mais fica de lado. Que sejamos pessoas que saem dos ajuntamentos e entram no jogo.

 

 

Este manuscrito pertence a Stephen Davey, pregado no dia 09/11/1997

© Copyright 1997 Stephen Davey

Todos os direitos reservados

Add a Comment


Our financial partners make it possible for us to produce these lessons. Your support makes a difference.
CLICK HERE to give today.

Never miss a lesson. You can receive this broadcast in your email inbox each weekday.
SIGN UP and select your options.