
A Maravilha de Você
A Maravilha de Você
Até agora em nosso estudo, temos pegado nossos binóculos e os combinado com nossas Bíblias para observar as maravilhas reveladas na criação – aspectos incríveis do mundo natural – e facilmente concluímos que tudo isso foi criado e projetado pelo gênio criativo do nosso Deus Criador. Quanto mais aprendemos sobre a criação, mais grandioso, maravilhoso e gracioso nosso Deus se torna para nós. Essa foi a conclusão do salmista Davi quando escreveu: No glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas meditarei. Proclamarei a grandeza do Senhor. (Salmo 145:5-6). Em outras palavras, meditar, estudar, observar e examinar a criação leva o crente a dizer: “Eu não posso deixar de louvar ao Senhor por sua grandeza!” Quanto mais contemplamos as obras de Deus, mais somos levados a declarar sua glória. Como disse John Piper: Se as coisas criadas são vistas como presentes de Deus e espelhos de sua glória, deleitar-se nelas é deleitar-se no próprio Criador.
Já exploramos diversas maravilhas da criação, incluindo abelhas, pássaros, pedras preciosas, dinossauros, furacões e, mais recentemente, a incrível complexidade e função das árvores. Mas, seguindo o conselho do teólogo Agostinho, quero voltar nosso olhar para algo ainda mais próximo de nós mesmos. Ele escreveu: A humanidade viaja para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas do mar, o curso longo dos rios, a vastidão do oceano e a órbita das estrelas, mas passa por si mesma sem se admirar. Com tanta maravilha ao nosso redor, corremos o risco de ignorar a maior de todas as maravilhas: nós mesmos.
A complexidade do corpo humano é absolutamente impressionante. Passei tempo estudando a estrutura do olho humano – um verdadeiro milagre da engenharia biológica. Charles Darwin, o pai da teoria da evolução, confessou em uma carta que a evolução do olho era um dos pontos mais frágeis de sua teoria. Ele chegou a escrever: O olho me dá um calafrio… mas minha razão me diz que devo superar esse calafrio. A verdade é que a estrutura do olho e sua funcionalidade são tão complexas que desafiam qualquer explicação baseada no acaso. A Bíblia usa o termo “menina dos olhos” para descrever a proteção imediata e instintiva que o corpo humano dá a essa pequena estrutura delicada. Quando Davi ora em Salmo 17:8 Guarda-me como a menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, ele está pedindo a mais rápida e forte proteção possível.
Se estudarmos ainda mais profundamente, veremos que a complexidade do corpo humano vai além daquilo que podemos ver. Nosso corpo está constantemente produzindo células – cerca de 60 bilhões por dia! O DNA dentro de cada célula contém informação suficiente para preencher 2.000 livros de 500 páginas cada. A estrutura desse código genético é tão organizada e precisa que qualquer alteração aleatória destruiria seu funcionamento. Os cientistas recentemente descobriram que até 95% do nosso DNA é fixo, desafiando diretamente a teoria da evolução. Um renomado biólogo admitiu que, se essa pesquisa for validada, “a evolução está acabada”.
Você não é um acidente da natureza. Você foi formado com propósito, criado pelas mãos do Criador e projetado para refletir sua glória. O profeta Isaías escreveu: Assim diz o Senhor, que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajuda: não temas! (Isaías 44:2). Deus não apenas criou você, mas também caminha ao seu lado. Ele sabe como você funciona, pois Ele escreveu o código da sua existência. Assim como um carro é melhor compreendido por seu fabricante, nós só encontramos nosso verdadeiro propósito em Deus. Ele projetou você, Ele sabe o que é melhor para você e Ele tem um plano perfeito para sua vida. Que possamos, como o salmista, meditar nas maravilhas do Senhor e proclamar sua grandeza!
Add a Comment